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MATÉRIAS

PUBLICADAS

 

Revista Somtrês: Polyvox CM-5000 / PM-5000


 

Matéria publicada na Revista Somtrês, edição nº4 (1979)

 

O PODER E O COMANDO DA LINHA 5000

 

O Pré e o Power CM e PM 5000 inauguraram, há quase um ano , uma linha de equipamentos muito sofisticados.

 

Para quem espera o melhor desempenho de um amplificador, é provável que a solução esteja na escolha de um sistema modular, em que pré e power são duas unidades totalmente separa­das. Essa não é uma forma indireta de condenar o amplificador integrado, que reúne ambos os estágios num único módulo. A razão básica da separação dos módulos decorre da flexibilidade que tal associação permite, num padrão às vezes impossível em uma unidade integrada.

 

Há menos de um ano, o mercado brasileiro ganhou uma nova opção em matéria de amplificadores profissionais, com o lançamento da nova dupla (pré e power) 5000 Polyvox: o Stereo Control Center CM 5000 (o pré) e o Stereo Amplifier PM 5000 (o amplificador).

 

Vamos às suas características principais, O PM 5000 utiliza dois amplificadores, isto é, um para cada canal. Dessa forma, há a possibilidade de correção de níveis de entrada, que eventualmente venham desequilibra­dos do pré-amplificador.

O novo amplificador produz 150 watts RMS em 8 ohms por canal ou 220 watts RMS em 4 ohms por canal ou 320 watts IHF por canal em 4 ohms, o que equivale a um total de 640 watts. Esses valores indicam, por tanto, que estamos diante de um amplificador de alta potência, capaz reproduzir os picos de alta modulação sem distorção perceptível.

 

Num conjunto como este, em quase todos os elementos estão compatibilizados e integrados qualitativamente pode-se obter um som realmente bom, podendo ter, além das aplicações do uso residencial, até o em prego profissional. Isso quer dizer que todos os demais módulos precisam evidentemente, adequar-se ao padrão técnico da dupla pré e power 5000 toca-discos, cápsulas, sintonizador,  tape-decks e caixas acústicas.

 

PRÉ

 

Agora, algumas considerações a respeito do pré, ou melhor, o Stereo (Control Center CM 5000. Esse módulo dispõe de controle de volume por atenuador de precisão, que Utiliza película metálica resistiva. Não se trata, portanto, de um potenciômetro convencional.

 

O CM 5000* utiliza indicadores de nível (VU meters) de dois tipos, com escalas em dB, uma para leitura analógica (mostrador e ponteiros) e outra por meio de duas colunas verticais de LEDs (diodos emissores de luz) bicolores - isto é, verdes e vermelhos.

 

Um temporizador eletrônico evita o desagradável tump, ruído que pode prejudicar sensivelmente os woofers de caixas de baixa potência admissível.

Os controles de tonalidade permitem ação mais ampla, chegando duplicação dos efeitos, tanto para reforço como para atenuação.

 

Os controles de tonalidade do CM 5000, tem ação independente em cada canal**, o que aumenta a possibilidade de ajustes. Os graves, por exemplo, são operados pelo bass com degraus de 2 em 2 dB, acentuando-se para a direita e atenuando-se para a esquerda, até mais 10 dB ou menos 10 dB, respectivamente.

 

O CM 5000 pode gerar um sinal de áudio de 1.000 Hz contínuo, particularmente útil para ajuste de medidores de nível de gravadores, atenuadores, controles de balanço, volume, além de permitir marcas de referencia em gravações. Trata-se do tonetest.

 

O design da linha 5000 tanto do pré quanto do power, revela um estilo tão bonito quanto funcional. E o projeto desenvolvido pelo fabricante visou este objetivo, como ressalta Maurício Arditi; diretor industrial da Polyvox:

Os padrões mais ambiciosos de alta fidelidade podem estar associados a um desenho também bonito e atraente.

 

Realmente, podemos perguntar: qualidade precisa de cara feia?

 

Ethevaldo Siqueira

 

*Correção: O texto original diz "O CM-5000 utiliza indicadores de nível (VU meters) de dois tipos, com escalas em dB, uma para leitura analógica (mostrador e ponteiros) e outra por meio de duas colunas verticais de LEDs (diodos emissores de luz) bicolores - isto é, verdes e vermelhos". - Na verdade trata-se de uma característica do amplificador de potência PM-5000 que possui VU analógico e Led's, e não do pré-amplificador CM-5000. Este último (CM-5000) ao contrário do que diz o texto utiliza indicadores VU analógicos, sem Led's. 

 

**Correção: O texto original diz "Os controles de tonalidade do CM 5000, tem ação independente em cada canal", porém seria correto dizer "tem ação independente em cada freqüência", pois ao contrário do que o texto sugere, na realidade os controles de tonalidade do CM-5000 atuam simultaneamente em ambos os canais.

 

 

Veja a matéria original na revista (.jpg):

Imagem 1 | Imagem 2 | Imagem 3

 

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Créditos Especiais:

 

Matéria publicada na Revista Somtrês, edição nº4 (1979). 

Transcrita e enviada por Vinícius Rocha Teixeira

 


 

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Última atualização:

31/10/2011