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CATÁLOGO DE EQUIPAMENTOS DE AUDIO & VIDEO

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Gradiente: Perfil da Empresa


 

Site oficial da Gradiente

 

Fundada em 1964, a Gradiente foi um dos maiores e mais conceituados fabricantes de produtos eletroeletrônicos de consumo do mercado brasileiro entre as décadas de 70, 80 e 90, até o início dos anos 2000.

Foi uma companhia de capital aberto, cujo faturamento no ano 2000 superou 1.3 bilhão de reais. A Gradiente possuiu 1.870 colaboradores, e 3 fábricas situadas em Manaus - AM.

 

Com centro administrativo em São Paulo, a Gradiente atuava nos segmentos de áudio e vídeo, telecomunicações, entretenimento e segurança eletrônica. Combinando diversidade, excelência e atualidade tecnológica, sua vasta linha de produtos é claramente identificada pelo consumidor brasileiro como sinônimo de qualidade e pioneirismo. Sua estratégia de multiparcerias tecnológicas inclui empresas globais líderes em seus setores, como Nokia, JVC e Nintendo.

 

Presidida por Eugênio Staub, a Gradiente foi no passado um ótimo exemplo de companhia que, combinando de forma criativa e ousada a tecnologia e o marketing, acumulou um know-how único no mercado brasileiro e capacitou-se plenamente para enfrentar os desafios do ambiente globalizado.

 

Com a abertura do mercado brasileiro à competição global, que para muitas empresas nacionais foi sinônimo de perdas significativas, a Gradiente se manteve por algum tempo nos segmentos em que atuava. 

 

O sucesso da Gradiente se deu, em grande parte, aos seguintes fatores: 

 

PIONEIRISMO - Desde sua fundação, a Gradiente se antecipou às suas concorrentes, introduzindo no mercado brasileiro produtos que foram a última palavra mundial em tendências tecnológicas. Do desenvolvimento e comercialização do então revolucionário amplificador estéreo (em 1965) ao lançamento dos primeiros DVD player e MP3 player, dezenas de novas tecnologias encontraram na Gradiente a sua porta de entrada no mercado brasileiro. 

 

EXCELÊNCIA DOS PRODUTOS - Através de um permanente trabalho de Procurement nos grandes centros eletroeletrônicos mundiais, a área de engenharia e projetos da Gradiente identificava as mais avançadas possibilidades tecnológicas, arquitetava e firmava novas parcerias estratégicas e, acima de tudo, assegurava que as características dos novos produtos fossem adequadas às expectativas e necessidades do consumidor brasileiro. 

 

FORÇA DA MARCA - Lançamentos sucessivos e oportunos, sempre focados nos anseios de seu público, fizeram com que, ao longo das últimas três décadas (1970/80/90), o nome Gradiente adquirisse uma aura de modernidade, qualidade e confiança entre os consumidores brasileiros. Mencione-se nesse particular a Área de Desenvolvimento de Novos Negócios, cuja atuação contribuiu decisivamente para a diversificação dos negócios, para o estabelecimento de parcerias internacionais da empresa e para a ampliação de seus horizontes comerciais. 

 

AGILIDADE - A Gradiente seguia um modelo de gestão moderno e flexível, baseado em Unidades de Negócios, fórmula que possibilitou à empresa adaptar-se às voláteis exigências de natureza competitiva do momento, sem prejuízo de suas operações. A estrutura organizacional da companhia era a seguinte:

 

Gradiente Eletrônica S.A. 

Gradiente Audio & Video LTDA.

Gradiente Telecom S.A.

Gradiente Enterteinment Ltda.

Gradiente Security

Gradiente Services

Gradiente in Motion

 

PARCERIAS ESTRATÉGICAS - ( JVC / NOKIA / NINTENDO )

 

Nomes como Nokia, JVC e Nintendo atestavam a força e a competitividade da Gradiente no mercado brasileiro. Firmar alianças de longo prazo com as principais companhias globais nos segmentos em que atuava era um ingrediente decisivo de sua receita estratégica. Baseada na confiança mútua e no compromisso com a qualidade, essa cooperação atendeu aos interesses de ambas as partes. Foi por meio dessa política de multiparcerias que a Gradiente obteve acesso às tecnologias de última geração, assegurando a fidelidade e a satisfação crescente dos consumidores com os seus produtos.

 

Os parceiros, por sua vez, beneficiavam-se do seu enorme know-how do mercado brasileiro, de sua moderna infra-estrutura fabril instalada e do sólido relacionamento mantido pela Gradiente com os principais canais de distribuição.

 

Foi dessa forma que a japonesa Nintendo, líder mundial no mercado de videogames, entrou no mercado brasileiro, em 1993. Foi esse também o caminho escolhido pela finlandesa Nokia Mobile Phones, líder mundial em telefonia celular, cujo acordo com Gradiente permitiu a fabricação na Amazônia de aparelhos celulares com a tecnologia Nokia. Após assumir o controle acionário da empresa fabril em outubro de 2000, a Nokia passou a fornecer à Gradiente produtos com sua tecnologia em regime de OEM (Original Equipment Manufacturing).

 

O exemplo se repetiu, por fim, na parceria com a Victor Company of Japan (JVC), na qual a Gradiente produziu os equipamentos para a JVC do Brasil e a JVC, por sua vez, forneceu componentes e sua tecnologia para os produtos da Gradiente.

 

LINHA DO TEMPO:

 

1964 - Fundação da Gradiente.

1965 - A empresa lança o primeiro amplificador estéreo transistorizado do Brasil.

1970 - A empresa "Émile H. Staub" compra a Gradiente.

1972 - Aquisição da empresa Selectrix, um fabricante de seletores de canais, e fundação da primeira fábrica Gradiente em Manaus, na Amazônia.

1979 - Sempre a frente, a empresa inaugura o conceito de audio system no mercado brasileiro. Neste ano, a Gradiente incorporou sua maior concorrente, a Polyvox e

também a empresa Garrard, de origem inglesa.

1983 - Antecipando a febre de jogos eletrônicos, a Gradiente lança o videogame Atari.

1984 - A Gradiente fabrica o primeiro CD player no Brasil.

1985 - A empresa abre seu capital.

1989 - Lançamento do primeiro CD Changer player no Brasil e a aquisição da concorrente Telefunken.

1990 - A Gradiente começa a produzir a primeira linha de televisores com tela grande no Brasil.

1993 - Chega ao mercado os primeiros telefones celulares produzidos no Brasil.

1994 - Com o lançamento dos primeiros videogames Nintendo, a Gradiente se torna a única empresa autorizada a fabricar o console fora do Japão

1995 - A Gradiente lança o primeiro áudio portátil com CD desenvolvido no Brasil. Recebe a Certificação ISO 9001

1996 - Acompanhando o lançamento das TVs por assinatura via satélite, a Gradiente lança o Digital Homesat - um kit de receptor / decodificador e miniantena parabólica. Fabricação do primeiro videogame Nintendo no Brasil.

1997 - Seguindo a evolução da telefonia móvel, a Gradiente lança o primeiro telefone celular digital fabricado no Brasil e cria a NG Industrial Ltda - uma joint venture  entre a Gradiente e a Nokia Mobile Phones.

1998 - O faturamento da empresa ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão. A Gradiente inova mais uma vez lançando o primeiro DVD Player fabricado no Brasil.

1999 - Sempre pioneira no uso de novas tecnologias, a Gradiente lança o primeiro gravador MP3 portátil no mercado brasileiro. A fábrica de Vídeo da Gradiente em Manaus recebe o certificado ISO 14001, comprovando que a empresa está em conformidade com os critérios e normas internacionais referentes à preservação do meio ambiente.

2000 - A Gradiente revoluciona o mercado de DVD através da popularização do produto e do estabelecimento de parceiras com estúdios de Hollywood. A Gradiente vende sua participação na joint venture NGI para a Nokia, um negocio no valor de US$ 415 milhões, capitalizando-se para novos investimentos.

2003 - Parceria com a fabricante francesa Sagem para a produção de celulares GSM.

2005 - Aquisição da empresa Philco, que pertencia ao grupo Itaú, por R$ 60 milhões.

2006 - Venda da marca Philco para um grupo investidor chinês, por R$ 22 milhões. A empresa Britânia Eletroeletrônicos aluga o direito de uso da marca Philco por 10 anos.

2007 - Início de grave crise financeira. No segundo semestre deste ano houve a paralização da produção e venda de produtos com a marca Gradiente.

2008 - Início do programa de reestruturação da empresa, visando atender aos interesses de seus credores, funcionários e acionistas.

2010 - Aprovação do Processo de Recuperação Extrajudicial 

2011 - Finalização do amplo processo de reestruturação da Cia

2012 - A Gradiente retoma a comercialização de produtos em julho de 2012.

 

Mais informações, acesse o site Wikipédia: Gradiente - IGB Eletrônica

 

 

 


 

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Última atualização:

22/07/2013